#Carreiras
Live: Como cuidar da saúde mental na pós graduação e na carreira científica?
Encontro virtual do Science Arena discute, no dia 09/12, estratégias de bem-estar no ambiente de pesquisa; inscrições gratuitas
Saúde mental de pós-graduandos e pesquisadores em início de carreira é tema do encontro virtual que o Science Arena promove no dia 09 de dezembro, às 18h30; as inscrições são gratuitas e haverá emissão de certificado de participação | Imagem gerada por IA
O Science Arena promove na terça-feira, 09 de dezembro, das 18h30 às 19h30 (BRT), um encontro virtual gratuito com Elisa Harumi Kozasa, neurocientista e pesquisadora do Einstein Hospital Israelita, sobre como manter a saúde mental na pós-graduação e na carreira científica. A transmissão será ao vivo, via Zoom, com intérprete de Libras e emissão de certificado para participantes inscritos.
A conversa encerra a série de lives de 2025 dedicada ao desenvolvimento da carreira científica, reunindo temas como transição de carreira, liderança em pesquisa, uso da inteligência artificial e networking.
Por que discutir saúde mental na carreira científica?
O percurso na pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) e na ciência envolve pressões intensas, prazos rígidos, incertezas sobre financiamento e cobranças por produtividade.
“Não é raro que jovens pesquisadores enfrentem ansiedade, exaustão ou até abandonem suas trajetórias por falta de apoio”, observa Elisa Kozasa, que coordena estudos sobre bem-estar e aprendizagem socioemocional, e desenvolve pesquisas analisando efeitos de práticas como meditação e yoga.
Durante a live, serão discutidas estratégias para manter o equilíbrio emocional, o papel das instituições no acolhimento a pesquisadores e os limites do autocuidado frente a uma estrutura acadêmica que muitas vezes reforça a sobrecarga.
“Antes de querer ser o melhor em inteligência artificial [IA], liderança ou técnicas avançadas, o pesquisador precisa dormir bem, ter uma rotina saudável e clareza de objetivos”, afirma Kozasa.

Tópicos que serão abordado na live:
- Como evitar burnout e organizar a rotina de pesquisa;
- O papel do orientador e da instituição na saúde mental dos estudantes;
- Diferença entre práticas pessoais de bem-estar e soluções estruturais;
- O que estudos com professores e estudantes já revelam sobre intervenções efetivas;
- Meditação, atividade física e estratégias baseadas em evidências científicas;
- Como cultivar relações sociais e colaboração acadêmica sem sobrecarga.
Leitura indicada
No encontro virtual, Elisa Kozasa também apresentará o livro “Emoções, como lidar?”, publicado neste ano em parceria com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e a editora Manole. A obra reúne orientações práticas e científicas sobre o cuidado emocional.
Série dedicada a quem constrói a ciência
A série de lives do Science Arena é voltada a estudantes de graduação, pós-graduandos, pós-docs, docentes e gestores de instituições públicas e privadas de pesquisa. Desde julho, os encontros vêm abordando os desafios contemporâneos da ciência sob uma perspectiva prática e interdisciplinar.
Esta será a quinta live da série dedicada à carreira científica promovida pelo Science Arena. Os encontros anteriores abordaram temas centrais para quem está em formação ou nos primeiros anos da trajetória na pesquisa.
Em julho, o debate girou em torno de como a inteligência artificial (IA) impacta a formação e o desenvolvimento profissional de pesquisadores. Em agosto, a conversa teve como foco as habilidades necessárias para liderar grupos de pesquisa. Já em setembro, o tema foi a transição de carreira da academia para o mercado de trabalho. Mais recentemente, em outubro, a discussão foi a respeito da importância do networking interdisciplinar na ciência contemporânea.
Data: 09 de dezembro [2025]
Horário: 18h30 às 19h30 (BRT)
Formato: Virtual (via Zoom)
Certificado: Haverá emissão
Intérprete de Libras: Sim
Inscrição gratuita: Clique aqui para se inscrever, ou copie e cole o link em um navegador da web: https://einstein.zoom.us/webinar/register/WN_mbrNQmF0TuKirzcyQbQSrw#/registration
*
É permitida a republicação das reportagens e artigos em meios digitais de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND.
O texto não deve ser editado e a autoria deve ser atribuída, incluindo a fonte (Science Arena).