
Como a IA impacta a carreira científica
Uso responsável e eficaz da inteligência artificial por pesquisadores foi tema de evento do Science Arena; confira a íntegra

O Science Arena realizou no dia 30 de julho uma live com o biólogo Helder Nakaya, pesquisador sênior do Einstein Hospital Israelita, sobre o impacto da inteligência artificial (IA) na carreira de pesquisadores.
Foi o primeiro de uma série de webinars gratuitos sobre estratégias e soluções para a carreira científica.
“O objetivo da live foi mostrar como a IA pode ser usada para melhorar a produtividade e a trajetória profissional de pesquisadores, sem comprometer a criatividades e o pensamento crítico”, diz Nakaya, que também é líder do Laboratório de Biologia de Sistemas Computacionais (CSBL) da Universidade de São Paulo (USP) e atua em temas como bioinformática, análise visual de dados, e imunologia.
A transmissão ocorreu ao vivo para inscritos de todo o Brasil. Confira o vídeo na íntegra abaixo:
Uso responsável de IA na ciência
O uso de IA é uma realidade inegável na vida de pesquisadores em diversas áreas do conhecimento. As chamadas IAs generativas, como os grandes modelos de linguagem (LLM), auxiliam na escrita de artigos, relatórios e projetos de pesquisa.
Há algoritmos que analisam e cruzam grandes volumes de dados, e recursos de IA que produzem revisões sistemáticas e organizam referências bibliográficas.

À medida que ganha espaço no cotidiano da pesquisa, a IA tanto fascina quanto preocupa organizações de pesquisa, agências de fomento e editoras.
Muitas instituições vem publicando normas e diretrizes para coibir o uso irresponsável da IA na produção científica. No entanto, para além das implicações éticas, também é preciso refletir sobre como a IA afeta cada vez mais a própria carreira científica.
*
É permitida a republicação das reportagens e artigos em meios digitais de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND.
O texto não deve ser editado e a autoria deve ser atribuída, incluindo a fonte (Science Arena).