SOBRE
#Carreiras
17.10.2025 Formação

Live: Como construir e manter laços com pesquisadores de outras áreas?

Encontro virtual do Science Arena discute, no dia 29/10, a importância do networking com outras áreas para o desenvolvimento da carreira científica

Grupo de pessoas trabalhando em conjunto, ao redor de uma mesa ampla Pesquisadores em início de carreira podem ampliar oportunidades de trabalho e de parcerias em projetos de pesquisa, a partir da criação e do aprimoramento de uma rede de contatos multidisciplinar | Imagens: Unsplash

O Science Arena promove no dia 29 de outubro, das 18h30 às 19h30 (BRT), um encontro virtual com Lis Leão, pesquisadora sênior do Einstein Hospital Israelita, com o objetivo de discutir como pesquisadores podem estabelecer networking e estreitar laços de colaboração com cientistas de outras áreas.

A transmissão será ao vivo, via Zoom, e haverá emissão de certificado de participação.

Para se inscrever gratuitamente, clique no botão abaixo ou copie o link disponível no final do texto.

Saiba mais sobre como construir networking científico

O encontro virtual do Science Arena ajudará a entender quais habilidades pesquisadores em início de carreira podem desenvolver para ampliar oportunidades de trabalho e parcerias em projetos de pesquisa – a partir da criação e do aprimoramento de uma rede de contatos multidisciplinar.

Também serão abordados tópicos como:

“A criação de vínculos com pesquisadores de outras áreas é um aspecto crucial e necessário para a ciência contemporânea”, observa Leão, que é colunista do Science Arena. “Isso porque muitos problemas atuais da sociedade exigem, da ciência, um olhar mais sistêmico e colaborativo na busca por soluções.”

Desafios globais urgentes – como crise climática, insegurança alimentar, desigualdade no acesso à saúde e a influência de fatores socioeconômicos no agravamento de transtornos mentais e doenças crônicas – demandam cada vez mais esforços cooperativos e interdisciplinares para que o conhecimento avance, contribuindo para novas ideias e soluções práticas.

“A depender do nível de complexidade de um projeto ou linha de pesquisa, especialistas de diferentes áreas precisam trabalhar em conjunto, compartilhar dados e estabelecer diálogos nem sempre consensuais”, afirma Leão, que lidera o grupo de pesquisa e-Natureza: Estudos interdisciplinares sobre conexão com a natureza, saúde e bem-estar.

Lis Leão, pesquisadora sênior do Einstein Hospital Israelita e colunista do Science Arena, participa de encontro virtual deste portal no dia 29 de outubro, das 18h30 às 19h30 (BRT) | Imagem: Arquivo.

Série aborda desenvolvimento da carreira científica

Esta será a quarta live de uma série do Science Arena sobre carreira científica. A primeira, realizada em julho, tratou de como a inteligência artificial (IA) impacta a formação e a trajetória profissional de pesquisadores. Em agosto, discutiu-se o que é preciso aprender para liderar grupos de pesquisa. Já em setembro, foi a vez de falar da transição de carreira da academia para o mercado de trabalho.

A série é voltada a estudantes de graduação, docentes, pós-graduandos, pós-docs e gestores que atuam em organizações de pesquisa públicas e privadas.

Data: 29 de outubro
Horário: 18h30 às 19h30 (BRT)
Modalidade: Virtual
Custo: Gratuito

Mais informações:

* É permitida a republicação das reportagens e artigos em meios digitais de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND.
O texto não deve ser editado e a autoria deve ser atribuída, incluindo a fonte (Science Arena).

Carreiras

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Receba nossa newsletter

Newsletter

Receba nossos conteúdos por e-mail. Preencha os dados abaixo para assinar nossa newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Cadastre-se na Newsletter do Science Arena