
SBPC discute ciência para futuro sustentável e inclusivo
Crise climática e inclusão social são temas da 76ª Reunião Anual da SBPC, que será realizada em julho em Belém; Science Arena estará no evento

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Universidade Federal do Pará (UFPA) realizarão, entre os dias 07 e 13 de julho, a 76ª Reunião Anual da SBPC, em Belém, no Pará. O tema central desta edição é Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza.
O evento – realizado anualmente desde a fundação da SBPC em 1948 – contará com uma programação científica composta por conferências, mesas-redondas, cursos, entre outras ações. As ministras Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Nísia Trindade (Saúde) e Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) estão confirmadas na programação.
As transmissões de algumas atividades ocorrerão pelo canal do YouTube da SBPC e de sociedades científicas afiliadas. Também fazem parte do evento iniciativas como a SBPC Cultural, a SBPC Jovem e o Dia da Família na Ciência.
O Science Arena participa do congresso ao lado de pesquisadores do Hospital Israelita Albert Einstein com um estande na ExpoT&C, espaço de 2 mil metros quadrados que abriga uma grande mostra de ciência, tecnologia e inovação. O local reúne dezenas de expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais, setor empresarial e outras organizações.
O Science Arena foi oficialmente lançado durante a 75ª Reunião Anual da SBPC, em Curitiba (PR), em um debate sobre o papel da comunicação como vetor de colaborações e diálogo entre pesquisadores.
A mesa-redonda, realizada pelo Science Arena, teve a participação de Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC; Clarice Cudischevitch, gerente de comunicação do Instituto Serrapilheira; e Regiane Regina Ribeiro, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná.

Neste ano, o Science Arena conduzirá debate, na sexta-feira, 12 de julho, sobre meio ambiente, saúde e os desafios da comunicação de ciência em cenários de risco e incertezas.
Evento consagrado
Anualmente, a SBPC realiza diversos eventos, de caráter nacional e regional, com o objetivo de debater políticas públicas de C&T e difundir os avanços da ciência. O encontro anual é uma reunião para que a comunidade debata prioridades científicas e a sua produção, levando em consideração aspectos sociais e políticos.
O evento ocorre tradicionalmente no mês de julho, em universidades brasileiras, e recebe um público de até 15 mil pessoas por dia, o que fez dele um dos principais fóruns de política científica abertos aos pesquisadores e ao público em geral.






Cartazes de reuniões da SBPC realizadas em diferentes partes do Brasil | Imagens: Acervo Digital/SBPC
Sediada em São Paulo, a SBPC representa mais de 120 sociedades científicas afiliadas e aproximadamente 3.500 sócios ativos. A entidade é voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde sua fundação, em 1948, exerce papel de destaque na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, assim como na difusão e na popularização da ciência no Brasil.

*
É permitida a republicação das reportagens e artigos em meios digitais de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND.
O texto não deve ser editado e a autoria deve ser atribuída, incluindo a fonte (Science Arena).
Muito legal que o Science Arena estará na SBPC! 😀
Divulgação importantíssima na comunidade cientifica para o dialogo entre pesquisadores.