
Inscrições abertas para a Escola de Diplomacia Científica e da Inovação
Em parceria com Science Arena, USP realiza em agosto 7ª edição da InnSciD SP para discutir intersecção entre saúde global e mudança climática

Estão abertas as inscrições para nova edição da São Paulo Innovation and Science Diplomacy School (InnSciD SP), primeira escola do Sul global dedicada à diplomacia científica e da inovação – uma iniciativa lançada em 2019 pela Universidade de São Paulo (USP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Com o tema Global Health and Climate Change, a InnSciD 2025 será realizada em formato híbrido entre os dias 04 e 08 de agosto, em parceria com o Science Arena e o Hospital Israelita Albert Einstein, que sediará parte da programação em seu Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein – Campus Cecilia e Abram Szajman, São Paulo.
“Chegamos à 7ª edição lançando um olhar mais acurado sobre a intersecção entre saúde global e mudança climática, tendo em vista a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas [COP30], prevista para novembro no Pará”, explica Amâncio Jorge de Oliveira, coordenador-executivo da InnSciD SP e professor do Centro de Estudos das Negociações Internacionais (CAENI)do Instituto de Relações Internacionais da USP.
O objetivo é tratar do assunto sob a ótica da diplomacia científica e da inovação. Isso significa discutir de que maneira a diplomacia intervém em questões envolvendo clima e saúde, a partir de regulamentações, protocolos e ações internacionais.
A programação deste ano abordará uma ampla gama de tópicos, incluindo:
- A evolução da diplomacia científica;
- Abordagens antecipatórias para a governança da saúde e do clima;
- Cooperação científica internacional;
- Respostas políticas integradas;
- O papel do Sul global na construção de agendas científicas inclusivas e sustentáveis.
Também será dada atenção especial ao ecossistema científico brasileiro, juntamente com estudos de caso internacionais em diplomacia ambiental, política científica e inovação em saúde pública.
“O curso inclui palestras, debates e painéis de alto nível com renomados especialistas internacionais”, diz Oliveira.
“Os participantes terão a oportunidade de obter insights relevantes sobre como a colaboração científica e a diplomacia podem contribuir para enfrentar um dos problemas mais urgentes da atualidade: o impacto das alterações climáticas, ligadas às ações humanas, na saúde global”, comenta o professor.
Para Oliveira, a parceria com o Science Arena é fundamental, uma vez que a publicação tem se dedicado à cobertura sobre saúde e colapso climático. “A colaboração do Einstein também é importante, por ser uma organização filantrópica que se dedica com afinco a debater e compreender as consequências da crise climática na saúde global.”
Serviço
Curso – InnSciD SP 2025
Tema: Global Health and Climate Change
Quando: 04 a 08 de agosto de 2025
Modalidade: Curso Híbrido
Informações: https://2025.innscidsp.com/
Palestras ministradas em inglês
A InnSciD 2025 é organizada pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, em colaboração com o CAENI, o Departamento de Ciência Política (DCP-FFLCH-USP) e o Instituto Interamericano de Pesquisa em Mudanças Globais (IAI).
A edição deste ano conta com o apoio de parceiros institucionais, incluindo o Science Arena – iniciativa sem fins lucrativos de jornalismo científico do Hospital Israelita Albert Einstein – a Fundação José Luiz Setúbal, a Inova USP, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo.
*
É permitida a republicação das reportagens e artigos em meios digitais de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND.
O texto não deve ser editado e a autoria deve ser atribuída, incluindo a fonte (Science Arena).