
Mudanças climáticas e ceticismo com a ciência
Físico indica livro com reflexões sobre a relação da sociedade com a pesquisa e os desafios que ela enfrenta

O QUE RECOMENDO:
O Dia em Que Voltamos de Marte, livro de autoria da matemática, filósofa e historiadora Tatiana Roque, professora titular do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O livro, lançado pela Editorial Crítica, foi finalista do Prêmio Jabuti em 2022.
POR QUE VALE A LEITURA?
O livro é um passeio pela história da ciência com o objetivo de entendermos como chegamos ao momento atual. A autora Tatiana Roque nos mostra como funciona esse campo, não pela sua infalibilidade e sim pela capacidade de autocorreção.
O texto mostra como a ciência se relaciona com a sociedade e aborda, sobretudo, a situação que vivemos atualmente, de um mundo que enfrenta mudanças climáticas criadas pela humanidade, ao mesmo tempo que cresce o ceticismo em relação ao poder da ciência. É um livro, ao mesmo tempo, profundo e de uma leitura muito agradável.

Roberto André Kraenkel é físico pela Universidade de São Paulo, mestre em física pela Universidade de São Paulo, doutor em física pelo Instituto de Física Teórica e livre-docente em física pelo IFT-UNESP (2005). Realizou um pós-doutorado no IHES (Paris) e atuou como professor e pesquisador convidado nas Universidades de Montpellier e Marselha. Atualmente é pesquisador III do Instituto de Física Teórica (IFT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
*
É permitida a republicação das reportagens e artigos em meios digitais de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND.
O texto não deve ser editado e a autoria deve ser atribuída, incluindo a fonte (Science Arena).