SOBRE
#Carreiras
18.08.2025 Formação

Webinar: O que aprender para liderar grupos de pesquisa?

Evento virtual do Science Arena ocorre no dia 28 de agosto para discutir habilidades de liderança na ciência; inscrições gratuitas

Definir estratégias de longo prazo e mediar conflitos, reconhecendo riscos e incertezas, são algumas das habilidades necessárias na formação de futuras gerações de líderes de pesquisa Definir estratégias de longo prazo e mediar conflitos, reconhecendo riscos e incertezas, são algumas das habilidades necessárias na formação de futuras gerações de líderes de pesquisa | Imagem: Egberto Nogueira

O Science Arena promove no dia 28 de agosto, das 18h30 às 19h30 (BRT), um encontro virtual com o biólogo Ricardo Weinlich, pesquisador sênior do Einstein Hospital Israelita, sobre como pesquisadores em início de carreira podem se preparar para assumir cargos de liderança. Transmissão será via Zoom.

O objetivo da live é discutir os desafios da transição de pós-doc para líder de grupo de pesquisa, a falta de treinamento em gestão e liderança na academia, e a necessidade de ferramentas práticas para gerir pessoas, projetos e recursos financeiros.

Para se inscrever, clique no botão abaixo ou copie o link disponível no final do texto.

Habilidades e competências para líderes em pesquisa

“Em muitos lugares, incluindo o Brasil, a academia e os estágios de pós-doc não preparam o pesquisador para gerir uma equipe, lidar com conflitos e tomar decisões em situações difíceis”, afirma Weinlich, que coordena grupo de pesquisa voltado ao desenvolvimento de terapias gênicas, usando a técnica de edição genética CRISPR-Cas9, para tratar doenças como anemia falciforme e epidermólise bolhosa.

No encontro, Weinlich vai contar como moldou seu percurso acadêmico para liderar grupos e projetos, além de refletir sobre o que significa ser uma liderança em um mundo cada vez mais complexo e instável.

“Não podemos mais ‘romantizar’ a carreira científica, como se pesquisadores trabalhassem só ‘por amor’, passando por inúmeras dificuldades simplesmente porque amam o que fazem”, diz Weinlich.

“É preciso tratar a ciência como uma carreira profissional, com processos e métodos corretos para uma gestão mais eficiente de projetos e atividades relacionadas à produção do conhecimento.”

O Science Arena realiza, no dia 28/08, um encontro virtual com o biólogo Ricardo Weinlich, doutor em imunologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) e pesquisador sênior do Einstein Hospital Israelita, em São Paulo
O Science Arena realiza, no dia 28/08, um encontro virtual com o biólogo Ricardo Weinlich, doutor em imunologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) e pesquisador sênior do Einstein Hospital Israelita, em São Paulo | Imagem: Fábio H. Mendes/E6 Imagens

Este será o segundo de uma série de webinars do Science Arena sobre carreira científica. O primeiro, realizado no dia 30 de julho, discutiu como a inteligência artificial (IA) impacta a formação e a trajetória profissional de pesquisadores. A série é voltada para estudantes de graduação, docentes, pós-graduandos, pós-docs e gestores que atuam em instituições de pesquisa públicas e privadas.

Data: 28 de agosto
Horário: 18h30 às 19h30 (BRT)
Modalidade: Virtual
Custo: Gratuito

Mais informações:

* É permitida a republicação das reportagens e artigos em meios digitais de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND.
O texto não deve ser editado e a autoria deve ser atribuída, incluindo a fonte (Science Arena).

Carreiras

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Receba nossa newsletter

Newsletter

Receba nossos conteúdos por e-mail. Preencha os dados abaixo para assinar nossa newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Cadastre-se na Newsletter do Science Arena