Sobre
#Leitura Indicada

Um relato dos principais temas da ciência

Sociólogo recomenda boletim do CGEE que aborda temas científicos sob olhar da gestão e estudos estratégicos

Relatório do CGEE indica temas de futuro para a áreas de nanotecnologia, agricultura, biodiversidade e outros tópicos relevantes para a pauta brasileira de avanços em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) | Foto: Léo Ramos Chaves

O QUE RECOMENDO:
Boletim Anual do Observatório de Ciência Tecnologia e Inovação (OCTI 2022), lançado em junho de 2023 pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).  

POR QUE VALE A LEITURA?  

O Boletim do Observatório em Ciência, Tecnologia e Inovação (OCTI) do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em sua mais recente edição, lançada em 2023, disponibiliza uma visão inédita dos arranjos das nossas comunidades científicas, considerando, inclusive, sua conexão internacional com instituições de outros países.  

O documento oferece um pacote interessante de métodos para compreender o caráter relacional da nossa ciência, levantando os principais agrupamentos temáticos de interesse dos nossos pesquisadores.

Além de ofertar uma visão estratégica das especializações por áreas da pesquisa de alguns dos principais países no panorama internacional, o capítulo 1 indica temas de futuro para a área de nanotecnologia, agricultura, biodiversidade e outros tópicos relevantes para a pauta brasileira de avanços em CT&I.  

O documento permite compreender, a partir de técnicas de leitura distanciada, oportunidades e desafios para nossa pesquisa e ainda faz o devido monitoramento desse trabalho. No segundo capítulo, o OCTI exibe, com vigor, a importância da política de reconhecimento da excelência científica brasileira, com um raio-x dos temas de interesse da comunidade que tem ou já tiveram bolsa de produtividade nível 1 do CNPq.

Um dos seus maiores achados é a visão de que temas epidemiológicos possuem a forte capacidade de dinamizar a relação entre pesquisadores de distintas áreas do conhecimento, o que se mostrou uma real necessidade durante os anos de pandemia no mundo e no Brasil.  

Marcelo Augusto de Barros e Silva é pesquisador e analista pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e doutorando em Sociologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

* É permitida a republicação das reportagens e artigos em meios digitais de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND.
O texto não deve ser editado e a autoria deve ser atribuída, incluindo a fonte (Science Arena).

Leitura Indicada

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Receba nossa newsletter

Newsletter

Receba nossos conteúdos por e-mail. Preencha os dados abaixo para assinar nossa newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Cadastre-se na Newsletter do Science Arena