Sobre
#Leitura Indicada

Lições da pandemia

Em livro, Bill Gates faz recomendações com base em ciência para deter nova crise global

Obra reúne o que o empresário norte-americano Bill Gates (foto) aprendeu sobre doenças infecciosas financiando estudos científicos nas últimas décadas | Lukasz Kobus/European Commission

O QUE RECOMENDO:

O livro Como evitar a próxima pandemia, de Bill Gates, fundador da Microsoft.

POR QUE VALE A LEITURA?

Porque a obra consegue sintetizar, de maneira clara e estruturada, erros e acertos do caminho trilhado pela humanidade no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Embora não tenha formação científica, Bill Gates acumulou experiência no combate a doenças graves ao financiar pesquisas por meio da Fundação Bill & Melinda Gates, organização filantrópica criada pelo empresário e sua ex-esposa, Melinda Gates, com sede nos Estados Unidos. Em razão disso, o livro foi elaborado com base no conhecimento gerado por grupos de pesquisa sérios. Isso ajuda o leitor a ter acesso a um panorama rico sobre a ciência dedicada a patologias infecciosas, a partir do ponto de vista não de um cientista, mas de quem tem recursos para financiar investigações científicas. 

Para além das questões intrínsecas à pesquisa científica, Gates oferece ao leitor uma visão holística sobre o desastre causado no mundo pela Covid-19 e o risco da emergência de novas pandemias – principalmente em decorrência do avanço das mudanças climáticas. Nesse sentido, Gates traz importantes reflexões sobre como os países podem cooperar de maneira mais efetiva, para impedir crises sanitárias catastróficas, e de que maneira instituições de pesquisa, órgãos governamentais e o setor privado podem unir esforços nessa tarefa. O autor sugere, entre outras coisas, que os sistemas de vigilância de doenças ganhem reforços no mundo todo.  

REFERÊNCIA:

Como evitar a próxima pandemia (Cia. das Letras, 2022).
Título original: How to prevent the next pandemic (Knopf, 2022).


* Ester Sabino é médica e professora do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Municipal de São Caetano do Sul . Coordena o Centro Conjunto Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus, iniciativa financiada pela FAPESP e pela agência britânica Medical Research Council. 

* É permitida a republicação das reportagens e artigos em meios digitais de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND.
O texto não deve ser editado e a autoria deve ser atribuída, incluindo a fonte (Science Arena).

Leitura Indicada

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Receba nossa newsletter

Newsletter

Receba nossos conteúdos por e-mail. Preencha os dados abaixo para assinar nossa newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Cadastre-se na Newsletter do Science Arena